Energia Eólica: O que é? Como funciona?

A energia eólica está diretamente relacionada ao conceito de economia verde, em que há o estímulo do crescimento do país, porém preservando a natureza, com sustentabilidade e redução da emissão de poluentes.

Mas, o que é a energia eólica e como ela funciona? A seguir, confira essas informações e conheça quais são os benefícios proporcionados por esse tipo de energia!

energia eolica

O que é a energia eólica

Trata-se da transformação do vento em energia útil. Em resumo, o vento é transformado em energia mecânica e, a partir dela, em elétrica, podendo ser utilizada em equipamentos eletrônicos, sistemas de iluminação, entre outros.

Seu principal diferencial está no fato de ser um tipo de energia limpa, que não causa impactos ambientais grandiosos, muito menos usa fontes naturais não-renováveis, como combustíveis fósseis, carvão vegetal, óleo ou madeira.

Como funciona a energia eólica

A energia eólica é gerada a partir de um sistema composto por turbinas eólicas ou aerogeradores. Na prática, são estruturas com hélices, que são bastante semelhantes a um ventilador tradicional e feitas com materiais leves, porém resistentes.

Essas hélices das turbinas captam a energia do vento e entram em movimentação, gerando a energia mecânica, que pode ser aplicada em atividades específicas, como no bombeamento de água ou moagem de grãos.

A energia mecânica, por sua vez, é convertida em energia elétrica. Quando as pás da turbina são movimentadas pelo vento, elas ativam um eixo, que é ligado a um gerador e produz uma carga elétrica.

Tal carga elétrica é direcionada a uma estação de armazenamento e pode ser distribuída para uso comum de eletricidade, por meio de uma rede de distribuição tradicional.

Onde as turbinas de energia eólica são instaladas

As turbinas geradoras de energia eólica são instaladas em áreas com grande circulação de ventos, tanto na terra como no mar. O único pré-requisito é que o local tenha fluxo constante de ar, preferencialmente por quase todo o ano.

Capacidade de produção de uma turbina de energia eólica

A potência de geração de turbinas eólicas depende do porte dessas estruturas. Há desde versões que geram cerca de 100 quilowatts até vários megawatts, podendo abastecer empresas ou áreas de agropecuária.

Também existem turbinas pequenas, que produzem menos de 100 quilowatts, mas essas costumam ser destinadas ao funcionamento de instalações de telecomunicações ou fornecimento de energia elétrica a residências.

energia eolica 2

Geração de energia eólica de forma híbrida

Há turbinas de energia eólica pequenas que geram eletricidade de forma híbrida, isto é, usando o vento e também geradores conectados à bateria ou sistema fotovoltaico.

Curiosamente, esse tipo de geração híbrida de energia eólica costuma ser encontrado em locais remotos, em que não existe uma rede de energia elétrica tradicional.

Para que serve a produção de energia eólica

A produção de energia eólica é aplicada como forma de substituição da energia elétrica, que é gerada de duas formas: por hidrelétricas ou queima de combustíveis fósseis.

Um dos diferenciais da eólica é que ela possui grande aplicabilidade e versatilidade, podendo ser usada em várias situações e por perfis de pessoas diversificados, como:

  • Imóveis residenciais e comerciais: ideal para fornecimento de energia elétrica a sistemas de iluminação e equipamentos eletrônicos;
  • Indústrias: podem utilizar a energia eólica em processos produtivos específicos, reduzindo o consumo da energia elétrica e ajudando a economizar com despesas básicas;
  • Áreas rurais: especialmente no uso de equipamentos e máquinas produtivas da agricultura e pecuária.

Vantagens da energia eólica

  • É uma fonte de energia limpa (não emite gases ou gera resíduos) e inesgotável;
  • O sistema de geração da energia eólica não causa impactos negativos na natureza ou na vida da comunidade local, como acontece com as hidrelétricas;
  • É uma fonte de energia com preço mais acessível, sobretudo em comparação à construção de hidrelétricas ou termoelétricas.

Desvantagens da energia eólica

  • O vento pode ser intermitente em algumas épocas do ano, comprometendo a geração de energia;
  • Há poluição sonora causada pelo movimento das hélices das turbinas;
  • Provoca alteração visual na paisagem e migração de aves da região.

Energia eólica no Brasil

A primeira estrutura brasileira de geração de energia eólica foi instalada em Fernando de Noronha, em 1992. Hoje, o líder nacional de produção é o estado do Rio Grande do Norte, mas também há geração na Bahia e no Ceará.

O plano do Ministério de Minas e Energia é aumentar a geração desse tipo de energia, para evitar dependência de outras fontes que comprometem a natureza.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply