Energia Nuclear: O que é? Como Funciona?

A energia nuclear pode ser utilizada tanto para o bem como para o mal, para fins pacíficos ou destruidores. Através dela é possível gerar energia elétrica, por outro lado, também pode ser a origem de bombas e armas nucleares, além de poder liberar radiação, prejudicial para a saúde.

Usar a energia nuclear para produzir energia elétrica é extremamente benéfico, já que não há necessidade de queimar combustíveis fósseis. Mas antes de falar sobre isso, melhor entender o que é a energia nuclear, não é mesmo? Confira:

energia nuclear

O que é energia nuclear

Energia nuclear ou energia atômica é produzida através da fissão do núcleo de um átomo. Ou seja, ela surge quando um átomo é divido em duas partes, liberando grande quantidade de calor. Esse calor liberado pela divisão do átomo é transformado em energia limpa e renovável.

Para produção de armas nucleares o princípio continua o mesmo. Mas as fissões (divisões) acontecem de forma descontrolada e rápida, causando efeitos destrutivos, como as bombas de Hiroshima, Nagasaki e o acidente de Chernobyl.

Todo esse processo acontece dentro das usinas termonucleares e entre os elementos utilizados, encontra-se o urânio.

Como funciona a energia nuclear

A energia nuclear é originada na transformação do núcleo de átomos, gerando energia. Essa energia é produzida da seguinte forma: a fissão do átomo causa uma boa quantidade de calor. Esse calor é usado para aquecer a água até atingir o seu estado gasoso e movimentar o turbogerador, produzindo a energia elétrica.

O processo para a criação de bombas é o mesmo, no entanto para produção de energia tudo acontece de maneira ordenada.

Vários países utilizam a energia nuclear como fonte de energia renovável. São eles:

  • Japão;
  • Alemanha;
  • Estados Unidos;
  • Reino Unido;
  • França;
  • Rússia;
  • Coreia do Norte;
  • China;
  • Brasil.

Em terras brasileiras, existe a Usina de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, sendo uma grande responsável por produzir boa parte da energia nuclear utilizada no país.

energia nuclear 2

Vantagens e consequências

Assim como tudo, a energia nuclear possui boas vantagens e também sérias consequências.

Vantagens

A maior vantagem já ficou clara nesse artigo: a produção de energia elétrica. Utilizar esse método para produzir eletricidade contribui para diminuir o efeito estufa. Se a eletricidade for oriunda da queima de combustíveis fósseis, como o carvão, gás ou petróleo, acaba emitindo muitos gases poluentes. Esses gases prejudicam o planeta como um todo causando o já conhecido — e temido! — efeito estufa.

A transformação do núcleo dos átomos não emite nenhum tipo de gás poluente, portanto a energia nuclear é uma fonte de energia renovável e limpa.

Há ainda uma série de vantagens que precisa ser considerada, como por exemplo, a independência dos países de gerar a própria eletricidade sem depender de importação de combustíveis fósseis. Também não já a necessidade de grandes terrenos para a construção de usinas termonucleares.

Consequências

Por outro lado, há as consequências e riscos que esse tipo de processo pode resultar.

Um pequeno acidente em uma usina nuclear pode causar danos irreversíveis ao meio ambiente e a população. O exemplo clássico e histórico é o acidente de Chernobyl e Fukushima. O primeiro aconteceu na Ucrânia em 1986 e o problema foi uma pequena falha no sistema de refrigeração. Já em Fukushima, no Japão, o desastre aconteceu em 2011 devido a um terremoto.

Após os acidentes houve várias manifestações pelo mundo para acabar com as usinas nucleares. Na Alemanha, uma central foi fechada.

Esses acidentes são capazes de destruir cidades inteiras, pois o resultado acaba sendo o mesmo que uma bomba atômica. Os efeitos logo em seguida são devastadores, pois contamina o meio ambiente provocando problemas de saúde sem solução, como câncer e leucemia. Crianças que nasceram muito tempo depois dos acidentes sentem na pele os efeitos radioativos através de deformidades genéticas.

Outras consequências não menos graves são o lixo atômico produzido pelas usinas, também conhecido como resíduos radioativos. Os efeitos são os mesmos citados acima, no entanto o lixo produzido é bem pequeno.

Apesar das séries — e irriversíveis — consequências, a energia nuclear pode ser uma forte aliada na produção da eletricidade. Afinal, não utiliza a queima de recursos, o que prejudica constantemente o meio ambiente.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply