Energia Solar: O que é? Como funciona?

A energia solar é conceituada como a energia renovável que se obtém a partir da luz do sol, utilizando-a para diversos fins, entre os quais se destacam os principais o aquecimento da água, além de servir como fonte de energia elétrica.

Juntamente com a energia eólica – energia obtida a partir dos ventos – a energia solar é uma das formais mais limpas de produção de energia e que se torna cada vez mais popular no planeta.

Saiba como se dá o funcionamento da energia solar, bem como:

  • Sistemas usados para captação,
  • Benefícios,
  • Desvantagens.

E outras informações relevantes para você.

energia solar

Como funciona a Energia Solar?

A energia solar é, como dito, proveniente da luz do sol através do uso de placas solares que possuem a função de captar a energia luminosa e fazer com que ela se transforme em energia térmica ou elétrica.

Nesse caso, a energia solar pode ser utilizada para a produção de energia térmica – com o método de aquecimento solar – ou na produção de energia elétrica direta (com painéis solares fotovoltaicos) ou direta (com usinas que fazem uso da energia heliotérmica).

Aquecimento solar:

O uso da energia solar para aquecimento pode estar presente não só em residências, mas também em indústrias, com o intuito de aquecer a água para banho, piscinas e processos industriais.

Para que isso aconteça, os coletores solares – sistemas com uma superfície escura que absorve a luz do sol e transmite o calor para a água – têm ligação com os reservatórios térmicos (conhecidos como boilers).

Painéis solares fotovoltaicas:

Os painéis ou placas solares fotovoltaicas são o método direto utilizado para produção de energia elétrica a partir da luz do sol.

Estes painéis captam a luz do sol e geram energia que será “transportada” até o inversor solar, que é o responsável pela conversão de energia elétrica gerada para as características da nossa rede elétrica.

Quanto mais luz direta o painel solar receber, maior será a geração de energia elétrica. O funcionamento das células fotovoltaicas que compõem as placas depende da entrada de partículas de luz – ao receber a radiação solar direta, haverá a liberação de corrente elétrica contínua.

O inversor solar irá converter para corrente alternada, o tipo utilizado em residências e empresas.

Energia heliotérmica:

A energia heliotérmica é o processo de utilização e acúmulo do calor decorrente dos raios solares. A geração elétrica através desse processo acontece com a posição de espelhos que irão refletir a luz do sol e concentrá-la em um só ponto, onde há um receptor.

Assim, aquela grande quantidade de calor é acumulada e usada para processos industriais que demandam altas temperaturas para geração de eletricidade. Essa é a forma indireta de produção de energia elétrica.

casa com painel solar

Quais são as vantagens da Energia Solar?

O mundo está em plena evolução tecnológica e isso auxilia em novas tecnologias para o aproveitamento de energias renováveis, como é o caso da energia solar.

Para o meio ambiente, vale destacar, a adoção e utilização de sistemas de energia solar são benéficas de várias maneiras:

  1. A energia é totalmente limpa e pura,
  2. A energia solar é ilimitada, ao contrário dos combustíveis fósseis,
  3. Não há emissão de gases de efeito estufa, combatendo o aquecimento global e seus muitos efeitos colaterais ao planeta,
  4. Além desse fato, a energia solar é livre de carbono – contribuindo de forma ainda mais significativa a redução de emissões de CO2 na natureza,
  5. As usinas solares podem armazenar o excedente de energia e usá-la quando for necessário.

Outras vantagens estão relacionadas com a possibilidade de instalação dos painéis em regiões distantes e isoladas, assim como a pouco exigência associada com a manutenção desse sistema de captação solar.

O Brasil tem grande potencial para gerar energia através dos raios solares – sua localização faz com que nosso país tropical tenha energia do sol praticamente em todo o território o ano inteiro.

Existem desvantagens da Energia Solar?

O custo de fabricação e instalação ainda pode ser caro para muitas famílias, o que pode afastar o interesse de muitos que queiram aplicar uma forma mais saudável de energia ao seu domicílio e cuidar do planeta.

Entretanto, quanto maior for o seu investimento, mais barata será essa tecnologia no futuro.

Outro ponto que pode desfavorecer a energia solar é que não há produção de energia durante a noite, o que exige algum meio de armazenamento de energia (que foi produzida durante o dia) em lugares onde os painéis solares não estejam ligados à rede de transmissão de energia.

O Brasil tem intenção de integrar o ranking dos 20 maiores produtores de energia solar ainda no ano de 2018. Atualmente, o Chile lidera o mercado de energia solar latino-americano. É possível ainda destacar a Alemanha, o Japão e os Estados Unidos como incríveis produtores mundiais.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply